top of page
botao agenda.png
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Colonoscopia e retossigmoidoscopia flexível

A colonoscopia é um exame ENDOSCÓPICO, INDOLOR e que em sua maioria não necessita de internação hospitalar.

Para sua realização, é necessário fazer o preparo colônico, no dia prévio ao exame. Este preparo induz à diarreia para que se limpe o intestino. Preparo feito, o paciente recebe, no momento do exame, a sedação anestésica, que o coloca numa condição de sono profundo e confortável. É importante lembrar que esta condição dura apenas o tempo do exame.

Paciente em posição e sedado, o colonoscopista introduz o colonoscópico (aparelho tubular com câmera na ponta) pelo ânus e o conduz pelo cólon até a válvula ileocecal e íleo terminal.

Durante o trajeto de ida e volta do aparelho, consegue a captura de imagens em tempo real, identificação e retirada de material para biópsias e/ou ressecção de pequenas lesões e pólipos. Além é claro, o diagnóstico de doenças benignas como doença diverticular, colites, doença de Crohn dentre outras.

Dessa maneira, consideramos a COLONOSCOPIA como um exame factível e importante, capaz de DIAGNOSTICAR, TRATAR e PREVINIR.

A prevenção ao CÂNCER COLORRETAL (CCR) é possível à medida que lesões benignas, denominadas de pólipos, são ressecadas. E segundo os protocolos seguidos pelas principais Sociedades de Coloproctologia do mundo, a idade para se iniciar esta prevenção seria o marco de 45 anos ou 10 anos antes do caso fonte (parentesco de 1ᵒ grau com diagnóstico de CCR).

A retossigmoidoscopia flexível pode seguir o mesmo preparo ou apenas fazê-lo via retal. Trata-se do mesmo exame, no entanto até o sigmoide, não sendo avaliados os cólons descendente, transverso, ascendente e ceco.  

botao retorno.png
bottom of page