10 dicas para se ter uma excelente consulta médica
- E...procto!
- Jan 2, 2022
- 3 min read
Updated: Jan 16, 2022

A Consulta médica inicia por uma minuciosa ANAMNESE, que é a entrevista feita pelo médico. Para isso a principal condição para se ter uma boa consulta é a TRANQUILIDADE, isso é uma virtude que deve partir do médico e também do paciente.
Sendo assim, reuni aqui o que julgo ser o mais importante, são10 dicas pra você!
Antes disso, queria expor de onde veio a ideia desse post. Recentemente, uma paciente marcou uma consulta e compareceu junto com marido e filho. Independente da queixa ela iniciou a fala dizendo:
- Eu não suporto mais os médicos!
Olhei espantando e no lugar de perguntar o porquê, resolvi perguntar o que eu então poderia ajudar.
Depois de 10 minutos falando a respeito da forma em que os outros colegas teriam-na atendido, voltei a questioná-la em que eu poderia ser útil. E foram mais 10 minutos de queixas pela atitude dos outros médicos.
Daí, resolvi fazer este post e colocar 10 postulados que julgo ser importante para se ter uma boa relação médico-paciente e paciente-médico.

1 – NÃO GENERALIZE
2 – NÃO CHEGUE “ARMADO”
3 – SEJA CORDIAL COM O MÉDICO
Por que disso tudo? Bem, vamos exercer a EMPATIA sempre. Independente da sua atividade, você gostaria de ser colocado numa espécie de "balaio" entre profissionais bons e ruins? Penso que não, certo? Logo não generalize.
Mesmo que não tenha tido uma boa experiência com o colegas anteriores, se você chegar "armado" contra o próximo, não lhe será favorável. Isso porque o tratamento começa com a CONFIANÇA.
A CORDIALIDADE deve ser comum às relações interpessoais e a consulta médica não é diferente, assim não espere ser bem atendido por alguém que foi recebido de maneira rude.
Sigamos:
4 – SEJA OBJETIVO
5 – FIQUE ATENTO AO QUE LHE É PERGUNTADO
Estes conselhos são importantes, a OBJETIVIDADE é essencial. E aqui cabe dizer como funciona uma consulta médica.
Durante a anamnese o médico deixa o paciente a vontade para lhe informar a QUEIXA PRINCIPAL, ou seja, o motivo da consulta. Em seguida é a vez dele, como especialista, a conduzir os questionamentos pertinentes e relacionados à queixa principal. Por isso fique atento ao que lhe é perguntado a cada momento.

Transcorrendo a anamnese ele, médico, lhe dirá:
- Há algo mais que você possa acrescentar que não lhe foi perguntado?
Nesse momento, você poderá retificar, ratificar e acrescentar informações. Ao final da anamnese, você será convidado para o exame físico, que exige muita calma.
6 – CALMA
Não fique com medo, durante o exame médico você será minuciosamente orientado de como fazer. Lembre-se você está a frente de um profissional. Se sentir mais confortável e confiante, leve um acompanhante à consulta.
7 – VÁ À CONSULTA COM ROUPAS CONFORTÁVEIS E DE FÁCIL MANEJO.
Muitas vezes os exame médico pode necessitar despir alguma área para ser analisada. Roupas apertadas ou de vestimenta difícil não são recomendadas.

8 – LEVE OS EXAMES PRÉVIOS
Os exames são importantes, mas não imprescindíveis. Há que se salientar que os exames são ditos COMPLEMENTARES, ou seja, contribuem para se chegar à hipótese diagnóstica ou sanar uma dúvida.
9 – TENHA EM MENTE OU ANOTADO OS REMÉDIOS E A FORMA EM QUE OS USA
Muitas vezes os pacientes esquecem quais medicações fazem uso ou a forma como os utilizam. Esta informação é de suma importância, uma vez que tratamentos propostos podem gerar interações medicamentosas, ou até mesmo sua anulação.
10 – NÃO FALTE A CONSULTA
As consultas são agendadas previamente e com confirmação prévia pelo telefone. É claro que imprevistos podem ocorrer, mas nesse caso, sempre avise o consultório. Afinal o tempo de todos é precioso.
Diante disso tudo, queria ainda esclarecer que a prática do médico na condução da consulta, envolvendo cordialidade, empatia, clareza nas informações e porque não, sua qualidade técnica, são responsáveis diretamente pela boa relação médico-paciente. O médico é a parte racional e deve compreender os anseios e necessidades daquele que lhe coloca em suas mãos o bem mais precioso, sua vida!
Mas fica a dica! Tranquilidade gera tranquilidade e objetividade, pontualidade e, acima de tudo, confiança geram sucesso no tratamento E... procto!
O que você acha disso tudo? Tem algum postulado? Manda aí!
Commentaires