top of page
Search

Prebióticos ou Probiótico, eis a questão!

Updated: Jan 16, 2022


Você conhecia essa diferença? Já usou algum? Servem para a mesma coisa?

Muito provavelmente você tenha usado os dois ao longo da vida e nem se deu conta, seja por medicamentos ou até de origem natural, certamente você já se beneficiou dos dois.

Ao longo dessa década, eles têm deixado de ser um assunto médico para ganhar notoriedade, ou seja, têm se tornado grandes vedetes quando o assunto é bem estar, hábitos alimentares sadios e nutrologia em geral.

Mas até aqui tudo bem, o que eles têm a ver com os intestinos?

Antes de abordarmos cada um é importante lembrar que nós possuímos a famosa microbiota ou, também chamada, flora. Uma flora bacteriana comensal, que é uma relação ecológica, onde todos se beneficiam. Possuímos esta biota na pele, mucosas e principalmente no intestino, onde fazem importante papel.

E é aqui que entra os prebióticos e probióticos, porque oferecem substrato para as nossas bactérias benéficas dos intestinos.

Tentando enxugar o assunto, os prebióticos são carboidratos que não digerimos, e servem como alimento para as bactérias, isso leva ao seu crescimento e proliferação adequadas (o que conhecemos como modulação da flora intestinal). Isso evita o desenvolvimento de um ambiente desfavorável, com bactérias nocivas e que podem levar a doenças.

Por outro lado, os probióticos, são microrganismos vivos benéficos, que ao serem adquiridos na forma e quantidade certas geram condições favoráveis ao tubo gastrointestinal, equilibrando a flora bacteriana intestinal.

Mas espera aí, não é quase a mesma coisa? Não! De maneira mais simples os prebióticos são “alimentos” para as bactérias (probióticos). Logo, o consumo regular e correto desses é capaz de trazer benefícios à saúde; regulando a própria flora intestinal e consequentemente hábito intestinal. Mas não para por aí, a imunidade e a boa digestão dos alimentos são outros aspectos positivos.

E os Simbióticos? E onde adquirir estes pre e probióticos? É uma boa ideia de post, o que acha? Manda aí!

Por que por agora penso que já deu, E... procto!

 
 
 

Comments


bottom of page