Dúvidas sobre incontinência fecal?
O que é Incontinência fecal?
Trata-se da condição, na qual o paciente não tem a capacidade de controlar a eliminação de fezes e/ou gases. Essa perda INVOLUNTÁRIA gera queda da qualidade de vida e carrega estigmas, que por sua vez levam a distúrbios dermatológicos, psicológicos e sociais.
É comum ter incontinência?
Não, mas cerca de 5% da população mundial tem algum grau de perda desse controle fisiológico.
Meu ânus fica úmido frequentemente, tenho incontinência?
Essa é uma condição que merece avaliação do COLOPROCTOLOGISTA. A umidade do ânus nem sempre é incontinência, mas sabedores de que a incontinência pode ser gradual e progressiva, esse sintoma pode sim estar relacionado a algum grau de incontinência.
A incontinência urinária tem relação com a fecal?
Sim, ambas têm relação com o ASSOALHO PÉLVICO e podem coexistir. A musculatura do assoalho pélvico e o tônus dos esfíncteres são responseis pela contenção tanto da urina como também de gases e fezes.
Qual é o grupo de risco?
As mulheres e idosas são o principal grupo de risco, mas crianças, jovens e até homens podem apresentar esse problema em algum grau.
O que causa a incontinência?
As causas são variadas e as consequências são complexas. Podemos citar:
-
INSTABILIDADE da musculatura do assoalho pélvico;
-
DIABETES;
-
ESCLEROSES MUSCULARES;
-
GRAVIDEZ;
-
PARTOS DIFÍCEIS (gemelares, bebês grandes, uso de fórceps, episiotomias, lacerações, entre outros);
-
PARTOS NÃO ASSITIDOS (partos sem obstetras);
-
DISTÚRBIOS EVACUATÓRIOS como por exemplo DIARREIA;
-
CIRURGIAS PÉLVICAS E ANORRETAIS PRÉVIAS.
Quais os sintomas?
A sintomatologia e variável ao grau de incontinência. Em geral, inicia com perda de gases e/ou urina aos esforços, como por exemplo tosse, espirro, esforço abdominal. Com a evolução essa perda deixa de ser aos esforços e passa a se tornar ao repouso; nesse momento umidade e secreções na roupa íntima são mais frequentes. Até chegar na perda de fezes sólidas, essas com grande prejuízo social aos pacientes.
Em pacientes portadores de Síndrome do Intestino Irritável com padrão diarreico, ou outra condição que acelere o trânsito intestinal, os sintomas são mais exuberantes e o impacto a perda da qualidade de vida também.
Além dos sintomas da perda, temos o que consideramos sintomas secundários, ou seja, em consequência; podemos citar distúrbios psicológicos, dermatológicos (moderados e graves) e privações sociais.
Como tratar a Incontinência?
O tratamento é individualizado e multidisciplinar, o auxílio da fisioterapia pélvica é essencial e em alguns casos o bastante.
Quanto a tratamentos médicos hoje temos a tecnologia a nosso favor, além das cirurgias reconstrutivas, hoje nossa equipe trouxe para Juiz de Fora e região o tratamento com a NEUROMODULACÃO SACRAL.
O que é NEUROMODULACÃO SACRAL?
A neuromodulação consiste na implantação de um dispositivo eletrônico junto aos nervos sacrais, gerando impulso nervoso e melhorando a aferência dos estímulos e consequentemente a continência.
Embora pareça complexo e é; trata-se de um procedimento MINIMAMENTE INVASIVO realizado por meio de ANESTESIA LOCAL e dispensando a internação hospitalar.
Quando bem indicado, tem altas taxas de sucesso, devolvendo a qualidade de vida e o retorno às atividades sociais, que muitos abdicam pela incontinência.
Consigo esse tratamento pelo meu plano de saúde?
Hoje contamos com a melhor acessibilidade à terapia NEUROMODULADORA, por meio da incorporação deste procedimento no hall da ANS (Agência Nacional de Saúde). Dessa maneira, os planos de saúde são obrigados a fornecer essa terapia aos seus usuários.
Esperamos que em breve o Ministério da Saúde incorpore também essa terapia ao SUS.
QUER SABER MAIS SOBRE A NEUROMUDULAÇÃO CLIQUE AQUI





