top of page
Search

Ops! Escapou... INCONTINÊNCIA, sabe o que é?

A INCONTINÊNCIA é literalmente a incapacidade de controlar a eliminação de fezes e/ou gases e/ou urina. Cerca de 5% da população mundial tem algum grau de perda desse controle fisiológico.

Trata-se de uma condição que acomete principalmente as mulheres e idosas, mas crianças, jovens e até homens podem apresentar esse problema. As causas são variadas, entretanto as consequências são complexas, levando a distúrbios psicológicos, dermatológicos e privações sociais, com grande perda da qualidade de vida.

Pode ser provocada, principalmente, por alterações musculares ocorridas nos esfíncteres do ânus e da uretra. Para tanto, partos difíceis ou não assistidos adequadamente, múltiplos partos vaginais, traumas locais, distúrbios neurológicos, diabetes, cirurgias ou distúrbios congênitos podem desencadear algum grau desta patologia.

A fisioterapia pélvica especializada, com a consciência da musculatura do assoalho pélvico, medicações formadoras de bolo fecal, antidiarreicos e até duchas higiênicas eram o arsenal terapêutico que possuíamos até a última década.

Durante séculos tivemos pouco a ajudar os nossos pacientes com estes distúrbios mais graves. No entanto, hoje contamos com a melhor acessibilidade à terapia NEUROMODULADORA, por meio da incorporação deste procedimento no hall da ANS (Agência Nacional de Saúde).

A neuromodulação consiste na implantação de um dispositivo eletrônico junto aos nervos sacrais, gerando impulso nervoso e melhorando a aferência dos estímulos e consequentemente a continência.

Embora pareça complexo e é; trata-se de um procedimento MINIMAMENTE INVASIVO realizado por meio de ANESTESIA LOCAL e dispensando a internação hospitalar.

Quando bem indicado, o InterStim® System da Medtronic tem altas taxas de sucesso, devolvendo a qualidade de vida e o retorno às atividades sociais, que muitos abdicam pela incontinência.

Você vive esse problema ou conhece alguém que o tenha? Podemos ajudar!

Quer saber mais sobre o tema? Envia para nós E...procto!


 
 
 

Comments


bottom of page