top of page
botao agenda.png
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • YouTube - círculo cinza

Dúvidas sobre Diverticulite e doença diverticular?

O que são essas doenças?

Para saber o que são, devemos começar pelo que são os divertículos? Na verdade, os DIVERTÍCULOS são projeções saculares da parede do intestino grosso. Essas projeções são comparáveis à ponta de um dedo de luva, onde é aberto por dentro. Os divertículos são assintomáticos na imensa maioria dos casos, no entanto pode complicar em diverticulites e queixas compatíveis com a doença diverticular.

A DIVERTICULITE é a inflamação e/ou infecção de um ou mais divertículos. A DOENÇA DIVERTICULAR propriamente dita, é relacionada à presença do divertículo (diverticulose), que pode gerar queixas como dor abdominal em cólica.

Divertículo é algo comum?

Não dizemos comum, mas sim FREQUENTE no grupo etário acima de 60 anos.

Por que os divertículos aparecem?

A hipótese mais aceita defende que os divertículos surgem na associação entre a fraqueza muscular da parede do intestino com o aumento da pressão na luz do cólon. Essas duas condições geram a protusão da mucosa por esta área de flacidez, culminando no divertículo.

Os pontos de fraqueza, de forma geral, coincidem com os locais por onde penetram as artérias na camada muscular do cólon. Isso explica uma das principais complicações, a HEMORRAGIA DIGESTIVA BAIXA.

Quais os sintomas mais comuns?

No caso da doença diverticular, os sintomas mais comuns são a cólica abdominal, predominantemente à esquerda e o sangramento (pequeno ou grande volume), esse pode gerar inclusive a HDB (Hemorragia Digestiva Baixa).

Já a DIVERTICULITE pode ter um quadro mais exuberante:

  • DOR ABDOMINAL predominantemente no quadrante inferior esquerdo;

  • CONSTIPAÇÃO;

  • DIARREIA;

  • FEBRE;

  • NÁUSEAS E VÔMITOS;

  • DISÚRIA (disconforto ao urinar);

  • ABSCESSOS, FÍSTULAS E PERFURAÇÃO, condições graves que podem exigir tratamento cirúrgico.

 

Quais os fatores de risco?

Os principais são relacionados a uma boa evacuação, logo dieta pobre em fibra, além de acima de 40 anos, obesidade, sedentarismo e tabagismo são condições relacionadas à doença.

As sementes devem ser evitadas?

Não! Não há comprovações científicas que correlacionem a ingesta de sementes e doença diverticular ou diverticulite. Leia mais em nosso BLOG

Como se trata essas doenças?

A diverticulite tem o tratamento dependente da sua gravidade, dessa forma o arsenal terapêutico vai desde antibioticoterapia, passando por drenagens percutâneas, até a cirurgia propriamente dita.

A doença diverticular, pode ter melhora das suas queixas apenas com mudanças de estilo de vida, melhorando o hábito evacuatório, suplementação de fibras, uso de mesalazina e em casos selecionados, a cirurgia.

botao retorno.png
bottom of page