Diverticulite vs Sementes
- E...procto!
- Jan 1, 2022
- 1 min read
Updated: Jan 16, 2022
Esse é outro tema frequente nos meus consultórios. Não há um dia, sem que alguém confirme que paralisou a ingesta de sementes e grãos, por ter tido Diverticulite ou por ser portador de diverticulose.
A Diverticulose é a simples presença de divertículos no intestino grosso (cólon), predominantemente à esquerda (cólon descendente e sigmoide) e os Divertículos, são saculações, em aspecto de "dedo de luva", na parede intestinal. Quando esses divertículos inflamam e/ou infeccionam, determinamos a Diverticulite.
Não há comprovações científicas de que sementes ou outros alimentos possam vir a entupir a abertura dos divertículos, causando sua inflamação. Em tempos de “Fake News” esse mito perdura há décadas.
Mas nos resta orientar os pacientes de que não procede essa informação e se for do gosto de quem interrompeu o uso desses alimentos, vai aí um toque de amigo:
Alimentos com sementes são ricos em fibra e protegem contra a formação dos divertículos e contra a complicação em diverticulites. Isso fica evidente quando estudos clínicos indicam menores taxas de diverticulose em populações vegetarianas.
Então agora está liberado? Muita calma nessa hora! Até fibra tem um limite, que ao ser atingido pode gerar distúrbios evacuatórios e até impactação fecal. O recomendado é que se faça a ingesta de 05 a 06 porções diárias de fibra, sempre associadas a líquidos não gasosos.
Resumindo, é MITO E... procto!
Gostou? Ficou na dúvida? Manda aí!
Comments