Fibras na diarreia? Mas Elas não são para constipação?
- E...procto!
- Jan 1, 2022
- 2 min read
Updated: Jan 12, 2022
Essas são dúvidas frequentes no meu consultório, durante a análise de um paciente com queixas de diarreia.
Que as fibras são importantes ao intestino é de conhecimento de todos, mas nesse momento temos que diferenciar duas coisas; os tipos de fibras e como atuam no intestino.
Há dois tipos principais: as fibras insolúveis e as solúveis em água.
As insolúveis não se dissolvem em água e caracterizam a textura firme de alguns alimentos, como por exemplo os farelos, a maioria das frutas, verduras e hortaliças. E tem como principal função a de formar o bolo fecal, dessa maneira acelera a velocidade do trânsito intestinal, na medida em que gera retenção de água dentro da luz do intestino.
Ao contrário, as solúveis se dissolvem em água, gerando uma consistência gelatinosa, que ao passar pelo tubo gastrointestinal, retardam o esvaziamento gástrico, diminuem a velocidade de absorção de gorduras e colesterol (reduzindo picos glicêmicos) e retardam a peristalse (movimento natural do intestino). Além disso, estas fibras auxiliam na modulação, ou seja, o equilíbrio da flora intestinal (bactérias benéficas que vivem em equilíbrio no intestino).
Dessa forma, as fibras solúveis estão mais relacionadas na prevenção e tratamento da diarreia, logo não só podem como também dever ser incluídas como adjuvantes nesse tratamento.
Os motivos que levam à diarreia são inúmeros, então como tudo na medicina o tratamento deve ser individualizado. Mas respondendo ao questionamento do post, podemos sim usar fibras na diarreia, assim como prebióticos e probióticos, aliás você sabe a diferença entre eles?
Mas essa pergunta já é para outro post, fique atento(a) em nosso Blog E... procto!
Tem alguma dúvida ou deseja saber de algum outro tema? Manda aí!
Comments